GaphP

Xamarin Forms -O tudo em uma coisa só

Boa terça feira fellas 😀

Vamos falar dessa estrutura incrível?

Todo desenvolvedor mobile tem o conhecimento de que, desenvolver uma UI nativa é a melhor forma de atender os padrões de usabilidade da plataforma, além de interagir melhor com o dispositivo e o usuário. Além disso, todo desenvolvedor busca uma forma de criar menos e menos código diariamente, e desenvolver interfaces nativas não é lá a melhor forma de economizar na hora do código, sem falar no tempo de aprendizagem de cada controle para cada plataforma, afinal, o botão do android não é o mesmo do iOS. Muitas plataformas propõe o desenvolvimento de telas que serão interpretados por um WebView, por exemplo. O que faz com que os controles possam até parecer os mesmos da nossa plataforma, mas na realidade é um HTML puro acessando métodos em um servidor. Agora imaginem: escrever pouco código e ter todo o resultado de forma nativa no seu dispositivo… Isso é possível. Apresento a vocês o Xamarin Forms

Xamarin Forms + C# = 3 UI Nativas

Xamarin Forms é uma biblioteca de classes que, juntamente com o plataforma Xamarin, nos permite criar componentes nativo para cada plataforma utilizando apenas uma classe ou xaml para isso, mas isso não nos impede de criar funcionalidades especificas para cada plataforma, um exemplo de fácil entendimento é o nosso Plugin MapExtend.

Xamarin Forms

A Biblioteca Xamarin Forms

Para criar utilizar o Xamarin Forms, basta que você crie um projeto do MobileApps -> Xamarin Forms a partir da sua IDE de preferência – Visual Studio ou Xamarin Studio. A biblioteca conta com vários componentes, todos que iram renderizar outros componentes nativos de acordo com cada uma das Plataformas.

Xamarin Forms, hoje, conta com mais de 40 componentes nativos e centenas de componentes criados disponíveis no NuGet ou na Lista de Componentes do Xamarin

Entre os componentes nativos temos Pages, Layouts e Controls.

Pages

As pages são 5 ao todo, podemos dizer que a mais simples delas é a ContentPage e uma das mais complexas a MasterDetailPage. MasterDetailPage, NavigationPage, TabbedPage e CarouselPage são versões aprimoradas da ContentPage. Cada uma delas segue um padrão, mas poderá aparecer de formas diferentes em cada plataforma, para seguir os padrões das mesmas.

Xamarin Forms Pages

Layouts

Após criarmos uma Page, precisamos definir como ela será organizada, para isso temos 7 Layouts diferentes, são eles: StackLayout, AbsoluteLayout, RelativeLayout, GridLayout, ContentView, ScrollView e Frame. Podemos, além de usar um desses layouts, trabalhar com vários deles na mesma tela e até mesmo um dentro do outro. Dentro de um StackLayout, podemos por exemplo criar um GridLayout e após ele um AbsoluteLayout. Tudo depende da sua necessidade e de como quer que o app seja mostrado na tela.

Xamarin Forms Layouts

Controls

Os controles, nativos são 23, entre Views e Cells. Além deles existem vários outros controles que podem ser baixados na loja de componentes a medida que for necessário, alguns feitos pela Xamarin, outros pela comunidade de desenvolvedores. Entre esses controles, podemos citar, como os mais usados:

Button – Componente que ira renderizar
um botão,com ele é possível criar
botões totalmente customizados,
modificando cores, bordas,
fonte, texto e eventos
Xamarin Forms Button
Entry – Componente para entrada de texto,
podendo customizar toda
aparência do mesmo além
de definir o tipo de teclado
que ira ser visto pelo usuário,
as validações de campo e os eventos.
Label – Componente responsável
por apresentar texto estático.
O mesmo pode ter seu design
completamente customizado
Picker – Componente que representa
uma lista de itens a ser selecionado.
Podendo ter edição de layout
e adição de eventos.
ListView – Componente para listagem de itens,
muito usado para apresentar dados básico
e levar até maiores detalhes de uma informação.
As linhas apresentadas são totalmente
customizadas e criadas pelo desenvolvedor,
permitindo que ele faça tudo da maneira que deseja.

Ao passar dos dias, vou postar o uso de alguns desses componentes, e claro, implementando reais funcionalidades para eles.

Para conhecer mais do Xamarin navegue pelo blog ou acesse a área de desenvolvedores da plataforma

Xamarin Forms -O tudo em uma coisa só 5.00/5 (100.00%) 1 voto

Rafael Moura

Desenvolvedor .NET, mais de 5 anos de experiência, apaixonado por tecnologia, Xamarin Student Partner Regional Lead Central/South America, Xamarin Comunity Speaker, Xamarin Certified Mobile Developer e Windows Phone Developer.

5 comentários em “Xamarin Forms -O tudo em uma coisa só

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

%d blogueiros gostam disto: