Arquitetura Mobile

Arquitetura Mobile – Parte 2

Fala aí galera.

Dando continuidade a série de “Arquitetura Mobile“, vamos  iniciar o desenvolvimento do nosso aplicativo. Criaremos a solução do aplicativo desde o seu início.

Por ser o início do nosso projeto, vamos focar na preparação de sua estrutura e os principais artefatos, não levando em consideração a codificação. Com a solução preparada iremos focar somente na codificação e dependências. É importante que o leitor conheça cada passo para criação de uma aplicação robusta e por isso, entender todo o processo se faz necessário. Por existirem várias camadas em nossa solução, vamos apresentar somente como criar cada uma, não levando em conta suas relações e dependências. Nos próximos artigos trataremos com mais detalhes cada um dos projetos em específico.

Preparei um vídeo para tonar nosso artigo mais prático, dinâmico. Confira:

Acompanhem o vídeo abaixo:

A nossa solução possui a seguinte organização e projetos:

    • 1 – UI
      • ReceitasX.Mobile
      • Xamarin.Forms (Portable)
    • 2 – API
      • ReceitasX.API
      • ASP.Net Webapplication(Empty / WebApi)
    • 3 – Repository
      • ReceitasX.Repository
      • Class Library
      • ReceitasX.Repository.Interfaces
      • Class Library
    • 4 – Domain
      • ReceitasX.Domain
      • Class Library
    • 5 – Dependency Resolver
      • ReceitasX.DependencyResolver
      • Class Library

Até aqui iniciamos, de fato, nosso pequeno projeto arquitetural.

É importante o leitor se atentar para os padrões utilizados neste artigo, como utiização de templates de projetos e eus objetivos, organização da solução e também a padronização de nomes. Este é um modelo que costumo adotar nos projetos em que atuo, porém o leitor terá a oportunidade de seguir este padrão ou fazer o seu próprio padrão.

Sugiro seguir o mesmo modelo apresentado para conseguir aproveitar, ao máximo, todos os artigos até a conclusão da aplicação.

Nos próximos artigos vamos focar no desenvolvimento e padrões em alguns projetos criados acima para evoluir na criação do nosso aplicativo de receitas.

Se quiser conferir o código do projeto, acesso o repositório do github:

https://github.com/Studyxnet/receitasx

Lembre-se, se houverem dúvidas ou até sugestões, por favor, envie um comentário que terei o prazer de atendê-los.

Até o próximo post.

Atualização: Já está disponível a parte 3 desta série, confira agora! 

Arquitetura Mobile – Parte 2
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Albert Tanure

Arquiteto de Software com atuação na área de desenvolvimento a 10 anos. Gosto muito de desenvolver, aprender, gadgets e tenho grande disposição para ensinar e compartilhar conhecimento. Atuante na comunidade Xamarin como XSP e comunidade Microsoft como MTAC.

2 comentários em “Arquitetura Mobile – Parte 2

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