PagesGraph

Pages – Introdução

E ai turma

Todos beleza?

Estamos abrindo uma série agora onde iremos apresentar os tipos de Pages e como utilizar elas. Como visto no nosso post O tudo em uma coisa só temos um total de 5 tipos de páginas diferentes sendo que todas herdam uma Page no final, onde podemos desenhar a seguinte hierarquia para entendermos melhor o funcionamento delas.

Todas essas classes serão utilizadas para colocarmos os nossos componentes dentro do aplicativo. A classe Page é o tipo mais primitivo das telas, onde todas possuem os dados delas, tais como Titulo e Cor de fundo. A ContentPage herda a Page e nela podemos colocar os componentes na tela, sem nenhum atributo de navegação. A CarouselPage herda a classe MultiPage e envia varias ContentPage para que possamos navegar entre elas por meio de Swipe.

A NavigationPage traz uma ToolBar para controlar o fluxo de navegação em todas as plataformas, acompanhando o botão de voltar quando abrimos telas novas dentro dela.

A TabbedPage ira criar Abas com várias Pages dentro, para fluxo de navegação sem a necessidade de abrir novas telas.

E por último e não menos importante a MasterDetailPage, que é a responsável por criar um menu lateral conhecido como Side Menu.

Essas opções valem para o iOS e Android, no WindowsPhone o SideMenu não existe, então é criado um Flyout com os itens, as Abas também não existem e foram substituídas pelo Hub (Panorama/Pivot) o mesmo serve para a CarouselPage.

Iremos nos 5 próximos posts mostrar o funcionamento de cada uma delas de forma que vocês consigam saber escolher qual delas usar para ter como resultado uma melhor usabilidade para os usuários.

Até breve turma 😀

Pages – Introdução
5 (100%) 4 votos

Rafael Moura

Desenvolvedor .NET, mais de 5 anos de experiência, apaixonado por tecnologia, Xamarin Student Partner Regional Lead Central/South America, Xamarin Comunity Speaker, Xamarin Certified Mobile Developer e Windows Phone Developer.

2 comentários em “Pages – Introdução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: