first_image

Xamarin.Android – Publicando App na Google Play

E ai galera, tudo tranquilo ?

Vamos continuar com a publicação do nosso app Xamarin.Android ?

Hoje vamos aprender a publicar na Google Play.

Para você que não acompanhou a primeira parte da publicação, clique aqui e confira os primeiros passos necessários !!

Publicando app Xamarin.Android na Google Play

Google Play

 

Antes de publicarmos o nosso app na play store, precisamos cumprir alguns pequenos requisitos que a loja nos obriga, são eles:

  • Possuir uma conta de desenvolvedor que em sua abertura será cobrada uma taxa de $25USD
  • Todos os aplicativos devem ser assinados com uma chave criptográfica (fornecida pela google play, através da sua conta de desenvolvedor) que expira em 22 de outubro de 2033
  • O tamanho máximo de um aplicativo é de 50MB, se o seu app exceder esse tamanho, você ainda tem direito a 2 APKS de expansão, sendo que cada um deles não pode exceder 2GB que serão hosteados pela Google Play sem nenhum custo adicional.

Criado sua conta desenvolvedor Android

Para criar sua conta de desenvolvedor e ter a permissão de publicação, siga os seguintes passos:

  1. Visite a Google Play developer console através do link Google Play Developer
  2. Entre com as informações básicas necessárias sobre a sua developer identity
  3. Ler e aceitar o contrato de distribuição do desenvolvedor para a sua localidade
  4. Pagar a taxa de inscrição de $25USD
  5. Confirmar a verificação do email

Importante: A google play não tem suporte em todos os lugares do mundo, portanto é necessário verificar se existe suporte em sua localidade de publicação, comercialização e distribuição, neste link Lista de países.

Preparando os assets promocionais

Afim de promover e divulgar o seu app na play store, a google permite que através de vídeos, screenshots, gráficos, possamos aumentar ainda mais o impacto do nosso APP. Além disso a Google Play utilizará desses assets para divulgação do aplicativo, para isso devemos seguir alguns requisitos que veremos a partir de agora.

Launcher Icons

Um “launcher icon” é o ícone de representação da sua aplicação. Ele deve ser do tipo PNG de 32bits com um canal alpha de transparência. Uma aplicação deve ter ícones para todas as densidades de tela generalizadas como descrito na lista abaixo:

Dicas de “launcher icons”

  • ldpi (120dpi) – 36 x 36 px
  • mdpi (160dpi) – 48 x 48 px
  • hdpi (240dpi) – 72 x 72 px
  • xhdpi (320dpi) – 96 x 96 px
  1. Simples e organizado: São ícones que não contém o nome do app, como por exemplo uma logomarca
  2. Não pode ser fino demais
  3. Devem usar o canal alpha, ou seja, deve ter o fundo invisível, tipo PNG

Ícone da aplicação em alta resolução

A google play exije que o seu aplicativo tenha uma ícone de alta resolução, que será utilizado por eles em um determinado momento, os requisitos mínimos para eles são:

  • 32 bits PNG com um canal alfa
  • 512 x 512 pixels
  • Tamanho máximo de 1024KB

O Android Asset Studio é uma ferramenta bastante útil para a criação do launcher icon e também do ícone de alta resolução, vale a pena conferir.

Screen shots

A google play exije que o seu aplicativo tenha no mínimo dois screen shots e no máximo oito, ele será disponibilizado na página de detalhes do seu aplicativo e deve ter os seguintes requisitos:

  • 24 bit PNG or JPG with no alpha channel
  • 320w x 480h OR 480w x 800h OR 480w x 854h. Imagens do tipo Landscape serão cortadas.

Existem outros itens que não são obrigatórios e que também podem ser feitos, como vídeo no youtube com a apresentação do app, entre outros.

Após termos feito as obrigações, vamos utilizar o xamarin studio para publicar o nosso apk na store.

No nosso post anterior, aprendemos a  Arquivar o nosso apk para a publicação, então no xamarin studio vamos acessar novamente a tela onde arquivamos o nosso apk (build -> Archive for Publishing) e vamos clicar no botão Sign and Distribute conforme a imagem abaixo:

Sign and distribute

Na próxima tela iremos informar Google Play e clicaremos em Next. Com isso uma nova tela será aberta, nos pedindo as informações da conta de desenvolvedor (Client ID e o Client Secret).

Para isso acesse o seu Console Developer, na aba API access e clique no botão Create new Project, conforme a imagem a seguir:

Api access

O novo projeto API é ligado automaticamente com a nossa conta desenolvedor da Google Play, agora iremos criar o nosso OAuth Client, clicando no botão conforme a imagem a seguir:

OAuthClient

Quando um usuário solicita acesso aos seus dados privados usando o seu aplicativo, seu cliente OAuth ID é usado para autenticar o app, este é o momento em que a sua informação é apresentada ao usuário.

Nos será apresentada uma nova tela, onde iremos clicar no botão Create Client.

Um novo Client ID será criado e iremos acessá-lo clicando no link ao lado inferior direito conforme a imagem abaixo:

ClientID

E no será fornecido o nosso Client ID e o nosso Client Secret que precisaremos informar para a publicação do nosso app.

ClientIDandSecret

Agora iremos informar os nossos client ID e secret como solicitado pelo xamarin nos steps da publicação, após informado iremos clicar em Register e após o registro feito com sucesso iremos clicar em Next, conforme a imagem abaixo:

11-registration-successful-sml

Nos será apresentada uma outra tela para informarmos qual o nosso app que será publicado e em qual nível ele está sendo publicado.

12-choose-google-account-sml

Existem quatro opções, Alpha, Beta, Rollout e Production, para mais informações acesse este link

Após preenchidas essas informações, vamos para o próximo passo, informar a nossa chave de certificação, caso você ainda não tenha publicado nenhum aplicativo, basta clicar no botão create new Key e seguir os passos informados, caso você já tenha, basta selecionar a primeira opção “utilizar chave existente” e clicar em next.

13-android-signing-identity-sml

Após feito esse passo, vamos clicar em publish, na próxima tela que nos será exibida, fazendo então o nosso apk ser gerado.

Após o apk gerado, vamos fazer finalmente o upload para a play store, para que o nosso aplicativo seja definitivamente publicado e que seja visto na play store.

Vamos acessar o nosso console developer na google play e vamos nos deparar com uma tela como essa:

step5

 

Vamos clicar no botão Adicionar um novo App e será nos apresentado uma tela para informar o idioma padrão, o título do seu aplicativo e um botão para enviar o APK que geramos anteriormente pelo Xamarin.

Após esses passos, devemos escolher qual o tipo de aplicativo é o nosso (produção, beta, alpha), como já explicado nesse post. Vamos clicar no botão Enviar o primeiro APK para produção, conforme a imagem a seguir:

step7

 

Logo após o click, nos será apresentada uma tela para detalharmos o nosso aplicativo, onde informaremos o título, uma breve descrição do app, uma descrição completa do app. Após esse preenchimento  vamos avançar mais um nível no passo a passo e nos será apresentada uma tela para adicionarmos as imagens e ícones que criamos ao decorrer desse post, conforme a imagem a seguir:

step9

E logo após preenchermos todos os ícones obrigatórios e/ou os opcionais, chegaremos no último passo para a publicação do nosso app na store, que são dados gerais sobre o aplicativo, como Tipo do App, Categoria, Classificação do Conteúdo, Detalhes do seu contato pessoal e políticas de privacidade, como podemos ver na imagem abaixo:

step10

Então é isso galera, espero que tenham gostado e vamos lá publicar nossos apps na play store. Até o próximo post

[]’s

Xamarin.Android – Publicando App na Google Play 5.00/5 (100.00%) 2 votos

Leonardo

Xamarin Student Partner, apaixonado pela tecnologia .NET, Desenvolvedor na BRAE Biotecnologia, atua a mais de 4 anos no mercado com .NET

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

%d blogueiros gostam disto: