learnmore-api

Review – Xamarin.Forms e NodeJs Web API

Nesse sábado o editor Rafael Moura e o Youtuber ZeuCxb do canal Eu, Programador tiveram um bate-papo sobre WebApi e comunicação cliente e servidor. Confira aqui

Alguns Pontos Importantes

  • Uma coisa sempre questionada quando falamos sobre WebApi/WebService e aplicação Cliente é se precisamos criar as duas na mesma linguagem: a resposta é NÃO, seu serviço pode ser feito em uma linguagem, paradigma e arquitetura totalmente diferentes do seu aplicativo cliente, mas lembre-se sempre de seguir boas praticas como aplicação do Padrão REST, utilização de protocolos de comunicação seguro e sempre manter uma alta disponibilidade do seu serviço
  • Existe uma melhor linguagem para implementar API’s? Não, tudo depende da sua equipe, como mostrado no vídeo, nossa API foi feita em Java Script, utilizando NodeJS e o MongoDB, mas poderia ter sido feito em Java, C#, PHP ou outra qualquer que possa ser publicada em um servidor e disponibilizada o acesso do End-Point.
  • Lembre-se de sempre referenciar um IP quando for utilizar uma API em um aplicativo mobile pois caso utilize localhost o mesmo não vai encontrar o serviço, já que não existe um servidor de aplicação dentro do seu dispositivo.

 

Git do Server Side: https://github.com/ZeuCxb/apiAlunos

 

Git do Client Side: https://github.com/Studyxnet/XamarinFormsNodeJs

Review – Xamarin.Forms e NodeJs Web API 5.00/5 (100.00%) 2 votos

Rafael Moura

Desenvolvedor .NET, mais de 5 anos de experiência, apaixonado por tecnologia, Xamarin Student Partner Regional Lead Central/South America, Xamarin Comunity Speaker, Xamarin Certified Mobile Developer e Windows Phone Developer.

3 comentários em “Review – Xamarin.Forms e NodeJs Web API

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

%d blogueiros gostam disto: