componente-fody

O Componente Fody

Fala galera blz ?

Vamos falar mais um pouco de MVVM?

No meu ultimo post aqui no Studyxnet segui o gancho e expliquei como utilizar uma abordagem diferente de consumo de imagens em projetos Xamarin Forms.

Nele no melhor estilo ‘Inception’ tínhamos uma deixa para o padrão MVVM, muito utilizado em projetos mobile, especialmente pela “galera” do Xamarin.

Já cobrimos este assunto em um de nossos Webminar, onde este fora comandado pelo brother Rafael Moura, se você não viu pode conferir aqui ó Introdução ao MVVM

MVVM e sua forma natural

Seguindo adiante eu gostaria de falar sobre um componente, existente para Xamarin que nos auxilia de maneira GIGANTE a eliminar o “excesso” de código que escrevemos na forma natural de interpretar o padrão MVVM.

 

Comumente temos códigos como este aqui abaixo

 

Implementação Comum

 

Não há nada de errado neste código, mas imagina se nossa classe fosse mais populosa ? E quando começarmos a interagir com listas e outras coleções ? Pois bem, como eu falei acima, temos um plugin muito especial para nos auxiliar a eliminar este excesso de código e melhor a leitura e manutenção da nossa classe, ele chamasse Fody Property Changed.

MVVM e o componente Fody Property Changed

Você pode instalar pelo NuGet ou baixar direto do git do projeto em Fody GitHub

 

Neste endereço você também pode aprender mais sobre o plugin, que faz uso intenso do projeto Fody, uma biblioteca que utiliza muito Reflection para alcançar resultados incríveis para muitas outras coisas, vale a pena conferir.

 

Mas seguindo com o Fody Property Changed, veja como fica o nosso código agora

MVVM com Fody Property Changed

Incrível não ? Então reduzimos, mesmo neste simples exemplo, muito o nosso código, deixando o mesmo mais simples e legível.

 

Existe um “pulo do gato” depois da instalação do plugin no seu projeto, que é configurar um arquivo que será criado na raiz da solution do seu projeto Forms, chamado Fody.xml. Neste você precisa adicionar ao nó Weavers a seguinte linha:

 

<PropertyChanged />

 

Isto garante que o nosso plugin tenha o seu funcionamento correto, podendo informar ao Fody, qual o plugin que está ativo no projeto.

 

Por hoje é só pessoal !

O Componente Fody 5.00/5 (100.00%) 3 votos

Rodrigo Amaro

Desenvolvedor, apaixonado por tecnologia. Gosta de fazer um pouco de tudo, acredita que pode fazer a diferença no mundo através da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

%d blogueiros gostam disto: