build_and_deploy_steps

Android – Publicando APP com Xamarin Studio – Parte 1

E ai galera, tudo bem?

Muitas pessoas nos perguntaram como fazer para publicar o nosso app nas stores das plataformas. A publicação no Google Play já foi explicada aqui.

Pois bem, hoje começaremos a falar um pouco sobre como publicar o nosso projeto Android.

 

Arquitetura de Publicação

Irei dividir esse post em etapas, pois o processo de preparação é bem longo e detalhado e não podemos deixar nada para trás.

Essa primeira parte será divida em sete etapas, sendo elas:

  • Desabilitar o modo Debug – Passo importante para evitarmos que outros usuários tentem depurar a nossa aplicação utilizando ferramentas como adb, etc.
  • Especificar o ícone do nosso app – Esse passo é obrigatório para publicarmos o nosso app. A Google Play precisa desse ícone para exibi-lo na Play Store.
  • Especificar a versão do nosso app – Esse passo também é de suma importância, pois através dele que conseguiremos futuramente atualizar o nosso aplicativo e informar ao usuário final qual a versão que ele está utilizando.
  • Configurar o Linker – Passo específico para o Xamarin.Android que ajuda a reduzir substancialmente o tamanho da APK gerada, pela remoção de código não utilizado.
  • Definir as propriedades dos Packages – Otimização da APK.
  • Compilação Final – Executar o build em modo Release.
  • Arquivar para a publicação – Prepara o arquivo para a publicaçao em si.

Após os passos informados, vamos agora demonstrar como realizar cada ação informada anteriormente.

Desabilitando o modo Debug do projeto Android

Vamos no nosso projeto .Droid, selecionar o arquivo AssemblyInfo.cs e adicionar algumas linhas de código:

#if DEBUG
[assembly: Application(Debuggable=true)]
#else
[assembly: Application(Debuggable=false)]
#endif

Especificando o ícone principal do nosso projeto Android

Novamente selecionando o projeto .Droid, vamos clicar com o botão direito -> Options e vamos selecionar a opção Android Application, conforme a imagem abaixo:

 

Configurando o app Android

E então, como demarcado na figura acima, devemos escolher qual será a nossa imagem do aplicativo (lembrando que esta imagem deve estar dentro da pasta resources do projeto Android).

Logo abaixo do Application Icon, estão as definições da versão do aplicativo (Version Number e Version Name).

O Version Number é utilizado internamente para controle do Android, ou seja, o usuário final não terá acesso a essa informação. Recomenda-se começar utilizando o número 1 e em seguida incrementá-lo a cada compilação. Esse valor é armazenado no arquivo AndroidManifest.xml como versionCode.

O Version Name é utilizado para demonstrar ao usuário qual a versão do aplicativo que ele está utilizando, esse campo aceita qualquer valor, portanto você pode definir da melhor forma que deseja para apresentá-la ao usuário final. Esse será o código exibido na Play Store. Esse valor é armazenado no arquivo AndroidManifest.xml como versionName.

Configurando o Linker do Android

Agora vamos configurar o Linker, que irá nos ajudar a reduzir o tamanho da nossa APK.

Para acessar a configuração do Linker, devemos selecionar na mesma tela no canto esquerdo a opção Android Build e selecionar a tab Linker, conforme imagem abaixo:

Configuração do Linker

 

Então em Linker behavior, teremos três opções para seccionarmos, sendo elas:

  • Don’t Link – Essa opção é a mesma coisa de não utilizarmos o Linker, ela virá como default e o seu app será publicado da mesma forma que está originalmente
  • Link SDK assemblies only – Essa opção irá somente linkar as dll’s obrigatórias que o projeto Android necessita para compilar. (Selecione essa opção, pois assim poderemos diminuir muito o tamanho do nosso APK final)
  • Link all assemblies – Essa opção irá linkar as dll’s de todos os projetos e não só as necessárias para o projeto Android, essa opção não reduzirá tanto o APK quanto a opção acima.

OBS: É de suma importância testar novamente o app em modo release após essas alterações, pois pode acontecer alguns efeitos inesperados, tanto no simulador quanto em um device.

Para mais informações sobre o Linker acesse o conteúdo disponibilizado pelo Xamarin.

Agora vamos ver as definições de packages que poderemos fazer, acessando a aba General ainda na seção Android Build, podemos ver uma série de configurações que poderemos fazer em nosso APP, como podemos visualizar na imagem a seguir:

Definições de Packages Nesse post não iremos falar muito sobre essas configurações, pois com certeza poderíamos fazer um novo post falando somente das configurações de Packages, então não vamos selecionar nenhuma das opções de build nesse primeiro momento, vamos apenas clicar em OK para salvar as nossas configurações anteriores.

Para mais informações sobre configurações de Packages, acesse a página do Xamarin.

Compilando a nossa solução

De forma bem simples devemos apenas alterar na barra de menus do nosso Xamarin Studio para o modo Release e compilar o projeto.

Arquivando a nossa Aplicação

Por último vamos arquivar a nossa aplicação para a publicação. Com a nossa aplicação em modo release, iremos no menu Build -> Archive for Publishing, conforme a imagem abaixo:

Arquivando a publicação

Após selecionarmos essa opção nos será apresentado uma nova tela mostrando todos os nossos app’s que estão prontos para serem publicados =)

Por hoje é só galera, semana que vem vamos continuar e aprender como finalizar a nossa publicação na play store e em outras ferramentas disponíveis.

[]’s

 

Android – Publicando APP com Xamarin Studio – Parte 1 5.00/5 (100.00%) 2 votos

Leonardo

Xamarin Student Partner, apaixonado pela tecnologia .NET, Desenvolvedor na BRAE Biotecnologia, atua a mais de 4 anos no mercado com .NET

Um comentário em “Android – Publicando APP com Xamarin Studio – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

%d blogueiros gostam disto: