Como instalar Xamarin

Como instalar a plataforma Xamarin (Parte 2/2)

Vamos continuar com a Instalação…

Vocês devem estar se perguntando o por que do guia de instalação estar dividido em partes, e essas partes serem tão curtas. Vou explicar, na minha opinião, quando a gente tenta fazer tudo de uma vez, acaba sempre dando um problema, que depois vai ser difícil de se rastrear, quando fazemos em pequenos passos, conseguimos identificar o erro no momento em que o cometemos. Imaginem só, vocês instalando tudo o que é necessário para a plataforma e quando vocês vão abrir a IDE para desenvolver, *BUM*, aquela janela de erro aparece na sua cara, triste né? Mas não se preocupem, vou demorar somente alguns meses para postar tudo o que precisam saber para instalar ;P

Na Primeira Parte vimos como instalar os componentes responsáveis para a configurações do Android SDK na máquina para o Xamarin poder utilizar.

Que tal continuarmos?

No último post sobre a instalação, nos paramos na instalação das APIS e Tools necessárias para o seu dia a dia utilizando a plataforma Xamarin, nesse post vamos continuar instalando algumas coisas e a nossa tão esperado ferramenta Xamarin Studio e as configurações para desenvolver para Android.

O que vamos Instalar: GTK, Xamarin Studio e Xamarin 3 For Visual Studio. O que vamos configurar: Xamarin.Android, SDK e JDK.

1 – Primeiramente vamos ao download da nossa GTK, ela vai ser necessária para desenvolver utilizando o Xamarin Studio, mesmo que você prefira usar o Visual Studio, a IDE nativa do Xamarin contem algumas coisas muito legais para o desenvolvimento mais ágil dos Layouts. Faça o download aqui. Essa versão é para Windows, caso esteja utilizando MAS OSx faça o download no site da Mono.
Faça a instalação e siga para o próximo passo.

2 – Cria uma conta no site da Xamarin, ir na sua Store Page, no menu a esquerda procurar por Downloads e fazer o Download do Xamarin Studio. Aproveite e faça o Download do Xamarin.Android, vamos precisar dele nos próximos passos. Siga o Wizard.

3 – Agora vamos instalar o Xamarin.Android, ele vem com o Xamarin 3 for Visual Studio, um plugin para utilizarmos o VS para desenvolver. É necessário o Visual Studio 2010 Professional ou mais avançado. Siga os passos do Wizard.

4 – Vamos configurar a SDK para o Xamarin.Android:

No Xamarin Studio você vai ir em Ferramentas > Opções > SDK Locations > Android e ira colocar o caminho da SDK, JDK e NDK que configuramos no post anterior.

Selecionando a Pasta da SDK - Instalação

No Visual Studio você pode ir em Tools > Options > Xamarin > Android Settings

Pronto, a plataforma está instalada, com as SDKs devidamente selecionadas e instaladas. Agora você já pode Criar um projeto ou conhecer a IDE. É muito também também conhecer a arquitetura por trás da plataforma.

No próximo Guia, vou detalhar como configurar o Emulador Nativo do Android (AVD) e o XAP, emulador desenvolvido pela Xamarin, e sobre algumas coisas para melhor o desempenho dos emuladores.

Vale lembrar que a instalação passada nos últimos dois posts, é a instalação manual. É possível utilizar de um Wizard que instala as coisas necessárias, apesar de ele poder falhar na instalação por falta das SDKs do android que não foram instaladas da forma correta por ele. Você pode fazer esse download aqui.

Como instalar a plataforma Xamarin (Parte 2/2) 5.00/5 (100.00%) 4 votos

Rafael Moura

Desenvolvedor .NET, mais de 5 anos de experiência, apaixonado por tecnologia, Xamarin Student Partner Regional Lead Central/South America, Xamarin Comunity Speaker, Xamarin Certified Mobile Developer e Windows Phone Developer.

3 comentários em “Como instalar a plataforma Xamarin (Parte 2/2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

%d blogueiros gostam disto: