Começando a Entender Xamarin iOS

Começando a Entender o Xamarin iOS

Muitas pessoas conhecem o Xamarin apenas pela capacidade de criar uma única interface gráfica com o Forms e essa ser compartilhada de forma nativa com as plataformas, mas além disso também é possível criar as interfaces gráficas de forma semelhante ao praticado nas IDE’s padrões de desenvolvimento.

 

Quando mencionamos o desenvolvimento de aplicações para iOS, logo pensamos: Preciso de um MacBook e xCODE, além disso preciso aprender Objective-C/Swift/Swift 2.0. Que tal começarmos a conhecer a forma de desenvolver nossa aplicação para iOS utilizando C#?

O que é o Xamarin iOS

O Xamarin iOS é uma das plataformas da empresa, assim como o Forms, que nós permite desenvolver uma aplicação nativa para iOS utilizando C#. Essa plataforma é baseada no Mono Project, um projeto open-source, que traz uma camada em cima do iOS que permite que o código em C# comunique com o sistema operacional e utilize todas as features do iOS.

Xamarin iOS Layers

Dentro dessa vertente podemos contar com o C# 6.0 (Ou outras linguagens do .NET), o .NET Framework 4.5 e as Mobile Class Library Runtime (CLR) que são baseadas no projeto Mono. Utilizamos Ahead-of-Time para compilar, permitindo assim que os links entre C# e iOS sejam feitos de forma mais rápida e podemos criar “Bindings” de qualquer biblioteca já utilizada antes nos projetos iOS.

 

Para começar a desenvolver…

Para dar inicio ao desenvolvimento com para iOS você precisa possuir um Mac OS, hoje sendo necessário o Yosemite (10.10+), o Xcode e as ferramentas do Xamarin, aprenda a instalar aqui. Além disso é possível utilizar o Visual Studio para desenvolver, mas de toda forma é necessário possuir um Mac OS com as configurações anteriores.

Após ter seu ambiente configurado e escolher sua IDE você já está pronto para dar início ao desenvolvimento.

 

Entendendo o processo de Compilação

O Xamarin iOS utiliza a compilação em Ahead-Of-Time criando as CLR’s/MSIL assim como o .NET Native, permitindo mais velocidade e menor consumo de memoria.

Compilação Xamarin iOS

* É possível utilizar o Visual Studio em conjunto com o Build Host

 

Nós próximos posts sobre iOS vamos mostrar a estrutura de um projeto, os templates existentes e vamos começar a desenvolver para ele!

Caso queira começar agora mesmo, acesse o QuickStart oficial 😉 . Fizemos também um artigo de como começar a desenvolver para Apple Watch.

E você leitor, já utiliza o Xamarin iOS? Já entendia o funcionamento da plataforma? Tem dúvidas ou sugestões? Comente logo abaixo =]

Não esqueça de dar um like na nossa Fanpage, conferir nosso Canal no YouTube e assistir ao Webinar especial sobre Xamarin.IOS

 

Começando a Entender o Xamarin iOS
5 (100%) 4 votos

Rafael Moura

Desenvolvedor .NET, mais de 5 anos de experiência, apaixonado por tecnologia, Xamarin Student Partner Regional Lead Central/South America, Xamarin Comunity Speaker, Xamarin Certified Mobile Developer e Windows Phone Developer.

3 comentários em “Começando a Entender o Xamarin iOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: